Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Ver seu carrinho de compras

Loja

Esta obra traz ao conhecimento do leitor algumas abordagens conceituais importantes para a reflexão sobre a realidade brasileira. O livro apresenta uma seleção de artigos com base no pensamento de Antonio Gramsci, com o objetivo de compreender o movimento real e explicitar as maneiras como as relações de poder se concretizam na sociedade brasileira. A exposição de um problema no processo histórico permite evidenciar seus significados e sua importância, assim como se possui ainda alguma atualidade. Esta definição baseada no pensamento de Gramsci permite superar a fragmentação do cotidiano, própria da empiria entendida do ponto de vista imediato, a fim de identificar as contradições implícitas na realidade e elaborar uma concepção crítica do mundo.

Os textos aqui reunidos abordam várias problemáticas referentes à política institucional, hegemonia, intelectuais, entre outros. Todos os artigos acentuam a importância do aporte teórico gramsciano para a compreensão da realidade social e política brasileira deste início de século, trazendo contribuições para explicitar as disputas políticas no cenário nacional, acentuando a dimensão política da educação que, na perspectiva gramsciana, tem como base as relações de força que caracterizam um determinado momento histórico.

Anita Helena Schlesener

______________________________________________________________________

Clique abaixo para fazer o download do e-book:
FORMATO PDF

EDUCAÇÃO, ENSAIOS, FILOSOFIA, GRAMSCI, POLÍTICA

Mais detalhes

Dados técnicos

Brochura
Revisão: Antonia Sousa
Capa: Arte sobre ilustração de Graziano Origa
Projeto gráfico: Patrícia Oliveira
Páginas: 220
Dimensões: 140 x 210 x 12mm
ISBN impresso: 978-65-81315-30-6
ISBN e-book: 978-65-81315-26-9

Sobre os autores

Author

Ana Lole

é professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro da Coordenação Nacional da International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil). Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF) e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (TRAPPUS/PUC-Rio).

Author

Percival Tavares da Silva

é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF).

Author

Victor Leandro Chaves Gomes

é doutor e mestre em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Professor do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (DEI), vinculado ao Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), é coordenador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (LEPIN/UFF) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF).