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O obra reúne textos que buscam diagnosticar a crise sócio-política que afeta o Brasil, além de apontar meios para enfrentá-la e superá-la. Como aponta Giovanni Semeraro na apresentação, o livro “reconstrói as raízes históricas do fascismo e se adentra a decifrar a esfinge do bolsonarismo, seus elos com a reestruturação do capital e a radicalização do neoliberalismo, a tecnopolítica das fake news e do fundamentalismo religioso, a guerra contra o ‘marxismo cultural’, a ideologia de gênero e o pensamento crítico”. Ele ainda complementa que a obra “alimenta a consciência de que as conquistas da democracia e da dignidade humana se consolidam e universalizam com a organização política permanente e o protagonismo de todos e, ao mesmo tempo, oferece inspirações imprescindíveis para os educadores, os inúmeros movimentos sociais, grupos culturais e forças de resistência que lutam para derrotar a necropolítica e construir uma nova civilização”.

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FORMATO PDF

BOLSONARISMO, EDUCAÇÃO, FAKE NEWS, FASCISMO, FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO, IDEOLOGIA DE GÊNERO, MARXISMO CULTURAL, NEOFASCISMO, NEOLIBERALISMO

Mais detalhes

Dados técnicos

Formato: e-book
Revisão: Milene Couto
Capa: Arte sobre fotos de Mitchell Luo
e Richard Silva (PCdoB na Câmara)
Design e desenvolvimento: Patrícia Oliveira
ISBN: 978-65-86464-26-9

Sobre os autores

Author

Diego Chabalgoity

Doutor em educação pela UFF, mestre em educação pela UERJ. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE-UFF) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Paulo Freire e Educação Popular (GEPEP). Autor do livro Ontologia do oprimido: a construção do pensamento filosófico em Paulo Freire.

Author

Eduardo Rebuá

Foi professor adjunto de Educação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), na linha de Filosofia, Estética e Sociedade. Doutor em Educação pela UFF. Mestre em Educação pela UERJ. Bacharel e licenciado em História pela UFF. Foi coordenador do Observatório de História, Educação e Cultura da UFPB (HECO-CNPq). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (Nufipe-UFF) e organizou as obras Gramsci nos Trópicos: estudos gramscianos a partir de olhares latino-americanos (2014), Educação e Filosofia da Práxis: reflexões de início de século (2016) — em parceria com Pedro Silva —, Pensamento Social Brasileiro: matrizes nacionais-populares(2017) — em parceria Rodrigo Gomes, Giovanni Semeraro e Martha D’Angelo —, e Insólito Benjamin (2019).

Author

Reginaldo Costa

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação (NuFiPE/UFF). Tem desenvolvido pesquisa a respeito do papel da educação popular no processo de favelização no Rio de Janeiro, a partir do Grupo de Estudos Educação e Favela, vinculado ao NuFIPE.

Author

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes

é professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF). Membro da Conselho Nacional da International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil).

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