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Após publicar, em 2017, o livro Imagens Políticas: reflexões práticas e práticas reflexivas, o grupo de pesquisa Imagens Políticas: Poéticas Políticas do Teatro Contemporâneo apresenta aqui seu segundo livro com artigos de seus integrantes. Para sua escrita, o grupo discutiu previamente, em encontros semanais, as teses Sobre o Conceito de História de Walter Benjamin. Nesses encontros, nos debruçamos sobre o cruzamento de fenômenos sociais e artísticos importantes para as investigações de cada um, com a intenção de estabelecermos reflexões capazes de desvendar a face crítica do texto benjaminiano para pesquisas nas artes da cena, realçando distâncias históricas e transformações de contexto.

Os textos aqui compiladas são frutos dessas investigações cruzadas que se valem das teses de Benjamin para a reflexão sobre o corpus artístico, assim como também dos fenômenos analisados para testar o alcance dessas teses nos campos tanto da teatralidade cotidiana quanto das artes da cena.

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Este livro foi organizado coletivamente pelo Grupo Imagens Políticas e recebeu recursos
da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Centro de Artes).

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FORMATO PDF

ARTES CÊNICAS, FILOSOFIA

Mais detalhes

Dados técnicos

Revisão: Milene Couto
Capa: Leandro Lunelli
ISBN: 978-65-86464-59-7
ISBN e-book: 978-65-86464-60-3

Sobre os autores

Author

Emanuele Weber Mattiello

Artista, cabalista e pesquisadora. Participa do Grupo Imagens Políticas (2010) e do Cine Imagens Políticas (2012). Trabalha com atuação, curadoria, produção, gestão, mapeamento na EM Produções, sobretudo para as artes da cena e audiovisual. Doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com orientação da professora Fátima Costa de Lima, e pesquisa montagem alegórica a partir das ideias benjaminianas de alegoria, história, linguagem e das correspondências entre Walter Benjamin e Cabala. Bolsista da CAPES.

Author

Leandro Lunelli

Diretor de arte e cenógrafo, atualmente, pesquisa a fabricação plástica e material de imagens críticas e políticas no cinema e no teatro. É graduado em licenciatura e bacharelado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e estudou direção de arte pela Escuela de Cine de Chile/ Santiago do Chile. Desde 2010, integra o grupo de pesquisa Imagens Políticas. Investiga os possíveis usos dos conceitos de alegoria de Walter Benjamin aplicados ao trabalho metodológico da direção de arte no cinema.

Author

Luiz Gustavo Bieberbach Engroff

Doutor em Literatura pelo PPGLit/UFSC — Universidade Federal de Santa Catarina. Professor dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Artista-pesquisador, ator, diretor teatral e produtor cultural. Fundador da Cia. Embróglio (ex-Apatotadoteatro) e participante dos seguintes coletivos: Coletivo Inclassificáveis, Grupo Imagens Políticas e Fazendo FITA Cia. Artística, todos sediados em Florianópolis/SC. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Literatura, oralidade e outras linguagens (NELOOL/UFSC). Publicou artigos e capítulos de livros que versam sobre teatro de animação, encenações latino-americanas e corpo em cena.

Author

Stephan Arnulf Baumgartel

Professor associado da UDESC — Universidade do Estado de Santa Catarina, onde leciona disciplinas da área da história do teatro, estética teatral e dramaturgia. É idealizador e coordenador do projeto “Encontro com Dramaturgo” da UDESC, que convida regularmente dramaturgas e dramaturgos brasileiros a dar palestras e administrar oficinas. Enquanto investigador, se interessa principalmente pela escrita teatral brasileira contemporânea e por modalidades não-miméticas para encenar textos teatrais, pensando os procedimentos, poéticas textuais e cênicas como possíveis estruturas sintomáticas de seu contexto social e ao mesmo tempo os gestos de intervenção atrelados a eles.