Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Ver seu carrinho de compras

Loja

A presente obra, escrita pelos artistas Gilson Motta, Ronaldo Robles e Silvia Godoy, faz um esclarecedor passeio teórico sobre questões que envolvem o entendimento das especificidades da escrita teatral para as sombras, tanto em espaços fechados quanto na arquitetura urbana. Ao longo desse passeio, os autores vão tangendo variados campos do conhecimento que se entrecruzam com a arte em questão.

No entanto, para além da problematização acerca da definição de dramaturgia e dos diferentes estilos de teatro de sombras (tradicional, moderno e contemporâneo), os autores também utilizam como mote, com clareza e numa linguagem acessível, exemplos advindos do trabalho das companhias a que pertencem, a saber, a Cia. Quase Cinema, de Taubaté, São Paulo, e o Laboratório Objetos Performáticos/Coletivo Sombreiro Andante, do Rio de Janeiro. Em especial, cabe enfatizar que, ao analisarem suas dramaturgias, Gilson, Ronaldo e Silvia nos apresentam procedimentos criados e desenvolvidos para atenderem à necessidade de refletir sobre os espaços políticos da arte, sobre a cidade e suas relações.

Este livro constitui uma relevante fonte de pesquisa, integrando o rol das poucas bibliografias em língua portuguesa que dão destaque aprofundado ao teatro de sombras contemporâneo brasileiro e seus surpreendentes modos de escrita cênica.

Paulo Balardim

______________________________________________________________________

Clique abaixo para fazer o download do livro:
FORMATO PDF

ARTES CÊNICAS, TEATRO DE RUA, TEATRO DE SOMBRAS

Mais detalhes

Dados técnicos

Brochura
Revisão: Letícia W. Magalhães
Foto (capa): Flavia Fernandes
Páginas: 132
Dimensões: 140 x 210 x 5mm
ISBN impresso: 978-65-81315-74-0
ISBN e-book: 978-65-81315-75-7

Sobre os autores

Author

Gilson Motta

é pesquisador de Artes Cênicas, cenógrafo, bonequeiro, figurinista, diretor teatral e performer, atuando desde 1988. É professor de Estética Teatral e de Teatro de Formas Animadas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre e doutor em Filosofia pela UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) da Escola de Comunicação da UFRJ. Em 2012, criou o Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes da UFRJ, que realiza pesquisas em teatro de animação — em especial, no teatro de sombras — e no campo das performances itinerantes. Em 2014, após realizar um mês de residência de pesquisa no Institut International de la Marionnette de Charleville-Mézières, na França, formou o Coletivo Sombreiro Andante. Com esse coletivo, criou o espetáculo de teatro de sombras “Ananse e o Baú de Histórias”, apresentado pela primeira vez em agosto de 2016. Possui textos publicados em periódicos de artes internacionais e nacionais.

Author

Ronaldo Robles

Diretor, artista visual e performer, formado em Ciências Sociais (LLECH/USP). Em 2004, fundou a Cia. Quase Cinema e desde então concebeu 14 espetáculos de teatro de sombras. Idealizador e coordenador do Festival internacional de Teatro de Sombras (FIS). Pesquisa a potência poética do espaço urbano através das intervenções cênicas urbana da Cia. Quase Cinema e dedica especial atenção para a questão espacial e imagética que envolve o universo das sombras. Em companhia da artista Silvia Godoy, visitam campos de refugiados oferecendo espetáculos e workshops.

Author

Silvia Godoy

é diretora, Iluminadora, bailarina e performer, formada em Comunicação em Artes do Corpo (PUC/SP). Em 2004, fundou a Cia. Quase Cinema e desde então concebeu 14 espetáculos de teatro de sombras. Coordenadora e idealizadora do Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS). Pesquisa a consciência corporal do performer e a função da luz no espaço cênico no teatro de sombras. Iniciou, juntamente com Ronaldo Robles, o projeto em parceria com o Laboratório de Formas Animadas da UnB chamado Centro de Estudos das Sombras (CES), oferecendo cursos online com diversas temáticas dentro do universo do teatro de sombras.