Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Ver seu carrinho de compras

Loja

Este segundo volume continua a importante tarefa de reunir as reflexões das lives organizadas pelo Grupo Penumbra de Cuiabá (MT) durante o ano de 2020. O livro ganhou consistência com a parceria e efetiva participação dos diretores teatrais e professores Gilson Motta (UFRJ) e Paulo Balardim (UDESC), o que demonstra a importância da parceria entre grupos de teatro e Universidades. Confirma-se assim que o conhecimento se qualifica quando ocorre o constante movimento de ir e vir entre teoria e prática. As lives aconteceram quando a solidão e o isolamento imposto pela pandemia do Covid-19 marcavam o cotidiano das pessoas em diferentes países, contudo, consistiam em belos momentos de discussão da arte, de respirar e de reafirmar esperanças. Aqui estão reunidas as ponderações de 17 artistas do Brasil, Argentina e Chile. O leitor encontrará histórias particulares, de vidas, recheadas por “grandes achados”, assim como por “pequeninos nadas” (como dizia Manuel Bandeira) e que, misturados, configuram parte importante da história recente do teatro de sombras. São narrativas sobre um teatro que se realiza apoiado em diferentes “sotaques”, peculiaridades, modos de fazer por vezes parecendo arte complexa, indecifrável, noutras vezes sobressaindo o que pode ser visto como simples, mas sempre propondo mergulhar num mundo onírico. O livro estimula a se deixar afetar, encontrar caminhos e assim descobrir, ou (re)descobrir a sombra.

Valmor Nini Beltrame

___________________________________________________________________________

Livro publicado com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa
do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
.
___________________________________________________________________________

Clique abaixo para fazer o download do e-book:
FORMATO PDF

DRAMATURGIA, TEATRO DE SOMBRAS

Mais detalhes

Dados técnicos

Revisão: Marilia Pereira
Capa: arte sobre fotos de Alejandro Bustos, Bruno Hayata e Coletivo Paraíso Cênico
Páginas: 584
ISBN e-book: 978-65-81315-42-9

Sobre os autores

Author

Gilson Motta

é pesquisador de Artes Cênicas, cenógrafo, bonequeiro, figurinista, diretor teatral e performer, atuando desde 1988. É professor de Estética Teatral e de Teatro de Formas Animadas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre e doutor em Filosofia pela UFRJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) da Escola de Comunicação da UFRJ. Em 2012, criou o Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes da UFRJ, que realiza pesquisas em teatro de animação — em especial, no teatro de sombras — e no campo das performances itinerantes. Em 2014, após realizar um mês de residência de pesquisa no Institut International de la Marionnette de Charleville-Mézières, na França, formou o Coletivo Sombreiro Andante. Com esse coletivo, criou o espetáculo de teatro de sombras “Ananse e o Baú de Histórias”, apresentado pela primeira vez em agosto de 2016. Possui textos publicados em periódicos de artes internacionais e nacionais.

Author

Paulo Balardim

Professor associado na área de Prática Teatral — Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui pós-doutorado em Teatro de Animação (Université Paul Valéry-Montpellier III/2019), é doutor em Artes Cênicas (PPGT/UDESC, 2013) e mestre em Artes Cênicas (PPGACUFRGS, 2008). Atuou como diretor, ator e cenógrafo da Cia. teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (1991-2016). Membro da Union Internationale de la Marionnette (UNIMA), atua na Comissão de Formação Profissional. Foi presidente da Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB) entre 2002 e 2003. É cofundador e atua como cogestor da associação Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo (Morro Reuter/RS) desde 2011. Atualmente, é editor-gerente da Móin-Móin — Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas (Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense e PPGT/UDESC).