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Nesta obra, Márcio Silveira dos Santos descreve, contextualiza e analisa procedimentos de criação de dramaturgias para o teatro de rua, tendo como recorte de pesquisa três textos que escreveu para diferentes grupos de teatro. Com o aporte teórico e metodológico das áreas das artes cênicas e dos estudos literários, investiga, estabelece conceitos e compila elementos constitutivos da modalidade que denomina de Dramaturgia Porosa. Também examina a presença de outras modalidades de dramaturgias para teatros de rua em suas obras, como a Camelôturgia e a Cenopoesia, considerando as múltiplas dimensões do texto teatral e de suas montagens numa perspectiva de reflexão crítica acerca do contexto das políticas culturais do país. O autor procura expandir o conhecimento sobre práticas de criação de dramaturgias para espetáculos encenados no espaço aberto das ruas. Acreditando assim que refletir sobre diferentes processos de criação, com suas dificuldades e soluções, permite não só uma melhor compreensão do caminho trilhado, mas também fundamenta um material que possa contribuir, de forma potente, para outros caminhantes, praticantes da escrita dramatúrgica e na cena teatral de rua dos tempos vindouros.

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Livro publicado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior – CAPES – Brasil.
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FORMATO PDF

POLÍTICA CULTURAL, TEATRO DE RUA

Mais detalhes

Dados técnicos

Brochura
Revisão: Milene Couto
Design: Patrícia Oliveira
Páginas: 260
Dimensões: 140 x 210 x 15mm
ISBN impresso: 978-65-86464-73-3
ISBN e-book: 978-65-86464-72-6

Sobre o autor

Author

Márcio Silveira dos Santos

é dramaturgo, professor/pesquisador e artista cênico há 30 anos. Trabalhou com os grupos Espalha-Fatos e Manjericão, desenvolvendo mais de 40 encenações. Doutor em Teatro (PPGT/UDESC/Bolsa CAPES-DS), licenciado e mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS), especialista em Psicopedagogia (UCB). Foi professor colaborador na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis). É articulador na Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É autor de Movimento Popular Escambo Livre de Rua: se escambo é troca, eu também quero trocar (2021), Teatro na Comunidade: oficinas como práticas pedagógicas e socioculturais (2019), Teatro na Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre práticas de ensino na sala de aula (2019), Arte-Educação e Psicopedagogia: um olhar sobre o desenvolvimento da criança através da arte (2019), Um artista de rua faz mais que um ministro da Cultura (2018) e Longa jornada de teatro de rua Brasil afora (2016). Foi representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Teatro no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (de 2010 a 2015).