Carrinho

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Ver seu carrinho de compras

Loja

O Brasil vivencia nos últimos anos uma conjuntura que reúne episódios graves e constantes de ataques aos direitos humanos. Somado a este fator temos a retirada de direitos sociais básicos, como o acesso a alimentação, moradia, saúde, educação e trabalho. Um cenário onde o desmonte do Estado, a desproteção social e a insegurança da população são direcionados para uma suposta ameaça de destruição da família e da ordem moral hegemônica.

Assim, sentimentos como o medo, o temor de uma possível mudança nas estruturas sociais conhecidas pela maioria da população, vêm sendo produzidos e acionados como parte do projeto de poder em curso no país. Uma parcela significativa deste projeto, que garante sua existência, consiste na construção de um inimigo. E é neste contexto que o “professor doutrinador”, ou o novo inimigo, ganhou notoriedade nos últimos anos no Brasil.

Para falar sobre a construção deste novo inimigo, Pâmella Passos e Amanda Mendonça recuperam a trajetória de um dos grandes responsáveis por esta invenção: o Movimento Escola sem Partido (MESP). Tal movimento, ao defender uma suposta neutralidade pedagógica, acusa educadores de influenciar seus alunos exercendo sobre eles um poder de persuasão comparado a uma patologia. O MESP passou a reunir uma diversidade de atores, combinando, fundamentalmente, setores da direita intelectual e partidária do país, a cúpula religiosa cristã e setores do empresariado brasileiro — uma atuação combinada de agentes através de uma coalizão conservadora em defesa da “escola neutra”. Consolida-se um cenário em que a família está em risco, a educação das crianças corre perigo e o professor é parte importante desta ameaça.

Através de pequenos exemplos, as autoras desenvolvem um quadro sobre as perseguições a docentes no Brasil, identificando o período de acirramento destas perseguições, os principais argumentos e ferramentas. Este texto busca contribuir com análises de como tais perseguições ocorrem e na produção futura de dados sobre em que segmentos de ensino, áreas de conhecimento e regiões do país (pequenas e grandes cidades) elas vêm acontecendo com mais frequência.

Clique abaixo caso não disponha de um leitor de e-books:

FORMATO PDF
ENGLISH VERSION (PDF)
ENGLISH VERSION (EPUB)

EDUCAÇÃO, EPUB

Mais detalhes

Dados técnicos

Formato: e-book
Design e desenvolvimento: Patrícia Oliveira
ISBN (versão em português): 978-65-86464-71-9
ISBN (versão em inglês): 978-65-86464-70-2

Sobre os autores

Author

Amanda Mendonça

é doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e fez estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2021). Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) e especialista em gênero e sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Author

Pâmella Passos

é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e fez estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF, 2021) e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2016). Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense e mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)