Este livro é resultado de um Grupo de Trabalho (GT) realizado no XVII Simpósio Nacional de Geografia Urbana (Simpurb), em novembro de 2022, na cidade de Curitiba (PR). O GT em questão, intitulado “Crise e crítica: a urbanização contemporânea e os limites da reprodução social”, foi coordenado, naquela edição, pela(o)s professora(e)s Flávia Elaine da Silva Martins (UFF), Márcio Piñon de Oliveira (UFF), Marcio Rufino Silva (UFRRJ), Odette Carvalho de Lima Seabra (USP) e Sérgio Manuel Merêncio Martins (UFMG).
Na proposta do GT para aquele evento, os seus proponentes defendiam que “a negação da cidade enquanto obra advém de sua captura pela reprodução capitalista e a consequente submissão à forma mercadoria”, conformando uma “alienação espacial”, na qual “o cotidiano assim vivido é simulacro e a vida, meramente encenação”, embora as crises dessa forma particular de reprodução social indiquem que “existem outros processos irredutíveis à forma mercadoria, ou que contra ela se insurgem”. Adiante, defendem que “a generalização desse modo de produção […] redefine o lugar da cidade e do urbano na reprodução da sociedade”, dado que “a acumulação de capitais e a reprodução sempre ampliada criam necessidades e descompassos que, desde muito cedo, se revelariam críticos”. Na busca da apreensão da “dialética do possível-impossível” dessa realidade, o GT vislumbra debater e compreender “seus encontros e desencontros, suas aberturas e embotamentos”, tensionando-se “crise e crítica, expondo os limites do empirismo de boa vontade e do pensamento abstrato em si”.
A partir dessa proposta, foi possível atrair uma interessante miríade de trabalhos submetidos, resultados de pesquisas de estudantes e professora(e)s advinda(o)s de vários lugares do Brasil, sempre com a perspectiva de captura da dialética envolta entre os momentos de crise da reprodução social capitalista, em seus moldes contemporâneos, e as formas de enfrentamento crítico a essa realidade. As sessões de apresentação e debates desses trabalhos nos motivaram a costurar esta publicação, na forma de livro, e que chega, dessa forma, a um público mais amplo do que os participantes daquele evento.
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