A mórula acaba de lançar a coleção Contra a corrente que pretende publicar livros sobre temas ligados à cultura, comunicação e marxismo. O nome da coleção presta homenagem ao professor, e um dos mais importantes intelectuais brasileiros contemporâneos, Carlos Nelson Coutinho, ao tomar emprestado o título de um dos seus livros.
De caráter acadêmico, Contra a corrente deve reunir obras que expressem uma contratendência às ideias conservadoras de diversos matizes, notadamente ao chamado pensamento pós-moderno, que hoje reina quase absoluto no campo das ciências humanas. O curador da coleção é o professor e pesquisador Eduardo Granja Coutinho.
Coutinho lembra que o lançamento de Contra a corrente acontece em um momento que por todo o Brasil surgem iniciativas “que expressam, no plano da cultura, uma reação ao golpe e suas formas ideológicas”. O curador explica o objetivo da coleção: “no momento em que a frágil democracia brasileira recebe esse duro golpe de forças reacionárias empenhadas em mudar para pior algo que já não era muito bom, aprofundando a dependência econômica e política do país em relação ao grande capital, essa coleção publicará textos de intelectuais que se reivindicam herdeiros de uma ‘ontologia autenticamente materialista e dialética, capaz de responder aos impasses filosófico-teóricos de hoje’, autores que, na batalha das ideias, rejeitam aquilo que o próprio Carlos Nelson, inspirado em Lukács, chamou de ‘miséria da razão’, a miséria do pensamento que pretende camuflar as contradições sociais e negar a possibilidade dos homens transformarem o mundo conscientemente por meio de sua práxis”.
Os dois primeiros livros da coleção já estão disponíveis em nosso catálogo e entram em pré-venda em breve. “Ensaios sobre cultura e marxismo” reúne oito artigos do professor da USP Celso Frederico. O segundo volume é organizado por Mavi Rodrigues e Marcelo Braz, “Cultura, democracia e socialismo: as ideias de Carlos Nelson Coutinho em debate”. O livro conta com textos de doze autores que dialogam com a obra de Coutinho.
Para celebrar o lançamento da coleção, a editora realizará um evento na livraria Antonio Gramsci no dia 07 de junho. Na ocasião, autores dos dois volumes debaterão sobre “Cultura e Política”.
Lançamento da coleção Contra a corrente
Quando: 07/06, às 18h30
Onde: Livraria Antonio Gramsci (rua Alcindo Guanabara, 17)