Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Ver seu carrinho de compras

Loja

Este livro integra as forças que lutam simultaneamente para decifrar o enigma do capitalismo nos tempos atuais, que defendem os direitos das grandes massas de trabalhadores e promovem um Serviço Social ativo e progressista, enfrentando as múltiplas formas da Questão Social na atualidade. Se debruça sobre as transformações no mundo contemporâneo e, em especial, no trabalho; analisa os contínuos processos de desmonte dos direitos em diversas direções, a começar por aqueles ligados ao mundo laboral; e analisa novas configurações aligeiradas propostas pelo capital para o Serviço Social (via telemarketing precarizado). Tendo como fio condutor a defesa dos direitos sociais, a obra se apresenta como resistência ao estado atual, contra todos os golpes e retiradas de direitos.

As análises, interrogações e propostas deste livro partem do reconhecimento do recrudescimento das desigualdades e do papel atual do Estado na sua manutenção e aprofundamento. Ao contrário da construção de um universo político comum, voltado para os comuns e para a socialização da existência, assistimos ao esvaziamento das conquistas democráticas, ao aumento da truculência estatal, à imposição de uma espécie de pensamento único, o qual, tendo como base formas ultraliberais, associa-se sem pudor a diversos matizes conservadores.

Acrescento que se a classe trabalhadora perdeu direitos, ela cresceu no mundo atual. Tornou-se multiforme, mas continua a ser a base da produção de valor. Expropriada de direitos e, mesmo, de contratos formais, a cada dia tem menos a perder. O enfrentamento ao capital, em todas as suas gradações, está se reconstruindo nas lutas cotidianas, sindicais, de mulheres, contra o racismo, contra o sexismo e contra a devastação do ambiente. O Serviço Social seguramente se mantém à escuta das lutas dos trabalhadores contra o capital.


Virgínia Fontes

 

Clique abaixo para fazer o download do e-book:
FORMATO PDF

CIÊNCIAS SOCIAIS, ENSAIOS, NEOLIBERALISMO, SERVIÇO SOCIAL, SOCIEDADE, TRABALHO SOCIAL
Promoção!

Mais detalhes

Dados técnicos

Brochura
Revisão: Milene Couto
Capa: Arte sobre foto de Prasad Kholkute
Projeto Gráfico e Diagramação: Patrícia Oliveira
Páginas: 236
Dimensões: 140 x 210
ISBN: 978-65-81315-08-5

Sobre os autores

Author

Ana Lole

é professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro da Coordenação Nacional da International Gramsci Society Brasil (IGS-Brasil). Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF) e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (TRAPPUS/PUC-Rio).

Author

Inez Stampa

é professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (TRAPPUS/PUC-Rio). Membro do Opening The Archives Project.

Author

Márcia Botão

Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Desenvolve projetos na Linha de Pesquisa “Trabalho, Políticas Públicas e Sujeitos Coletivos” (DSS/PUC-Rio). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (Trappus/PUC-Rio).

Author

Nilza Rogéria Nunes

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral subsidiado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES na University of Dundee (Escócia). Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. Desenvolve projetos na Linha de Pesquisa “Trabalho, Políticas Públicas e Sujeitos Coletivos” (DSS/PUC-Rio). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde e Gênero (NEGAS).