A última comunicação do IPCC (2021) reforçou que as mudanças recentes no clima são generalizadas, rápidas, intensificadas e sem precedentes. Elas já afetam todas as regiões da Terra e é indiscutível o papel das atividades humanas nesse processo.
A questão que se coloca é: como a mudança climática nos afeta e altera a ordem da sociedade e da política? Vivendo na modernidade suicida, pautada pelo capitalismo, a caixa preta das questões políticas tradicionais se reabre. Isso induz à necessidade de superar o neoliberalismo e praticar novas formas de responsabilidade transnacional.
A compreensão acerca das dimensões sociais e políticas dessas transformações é fundamental para empreender estratégias de enfrentamento de seus impactos. Este livro se dedica exatamente a isso. Seus três primeiros capítulos se debruçam sobre a pandemia do coronavírus, sempre a partir da perspectiva de uma teoria social crítica amplamente concebida.
Os três capítulos seguintes focalizam na mudança climática, enfrentando teoricamente a questão da “natureza” na modernidade, sua relação com a política e como isso deságua na questão climática. Um livro instigante e necessário, que se dedica aos dilemas de uma sociedade em transformação, despreparada para enfrentá-los. Os desafios do século XXI pedem uma nova ciência, uma ponte entre o mundo natural e social. Um mundo que volte a ser uno, integrado e complexo. Este é o convite que nos faz José Maurício Domingues.
Leila Ferreira da Costa
A COLEÇÃO EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Aquecimento da bioesfera e dos oceanos, perda acelerada de biodiversidade e aumento da severidade e da frequência dos eventos extremos (secas, enchentes, ondas de calor) fazem das mudanças climáticas um dos temas mais debatidos recentemente. No Brasil, chamam a atenção o desmatamento e as políticas de uso da terra. Muitas vezes os debates partem do pressuposto de que teremos de nos reinventar como sociedade e civilização, de repensar os modelos econômicos e políticos, mas é igualmente necessário nos ocuparmos do curto e médio prazo, dentro dos quadros da civilização contemporânea, com programas viáveis e justos de adaptação climática, transição energética e transformação socioecológica. A coleção Emergência Climática visa debater esses temas e as diversas visões sobre eles.
COVID-19, MEIO AMBIENTE, PANDEMIA, SOCIOLOGIA