Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Ver seu carrinho de compras

Loja

COLEÇÃO DOIS PONTOS | VOLUME 1

Integrando a coleção Dois pontos, Figuras modernas conta com artigos dos pesquisadores Simone Brito e Renan Springer de Freitas, em que tratam de personagens modernos e suas questões: Brito trabalha com o conto Bartleby, o escrevente, de Herman Melville, em que nos diz que o personagem compreendeu a verdade da vida moral sob o capitalismo. Já Springer de Freitas faz uma análise de três obras: Diário de um homem supérfluo, de Ivan Turguêniev, O Capote, de Nikolai Gógol, e Paltoral Americana, de Philip Roth, onde questiona o papel do “antípoda” do “homem supérfluo”.

A coleção Dois pontos é coordenada pelos pesquisadores Alexandre Werneck e Eugênia Motta e reúne comentários de pesquisadores sobre obras de ficção que nos encantam e, ao mesmo tempo, nos ajudam a olhar para o mundo, a analisar e compreender as coisas humanas.

COLEÇÃO DOIS PONTOS, CRÍTICA, SOCIOLOGIA

Mais detalhes

Dados técnicos

Brochura
Organização da coleção: Alexandre Werneck
e Eugênia Motta
Revisão: Marilia Pereira
Projeto gráfico: Patrícia Oliveira
Páginas: 108
Dimensões: 120 x 190 x 8mm
ISBN: 978-65-6128-001-3

Sobre os autores

Author

Renan Springer de Freitas

é professor titular do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor (1989) e mestre (1983) em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e tem graduação e ciências sociais pela UFMG. Se interessa por teoria sociológica, sociologia do conhecimento, sociologia da ciência e sociologia da religião. É autor de “Judaísmo, racionalismo e teologia cristã da superação: Um diálogo com Max Weber” (2010) e “Ciladas no caminho do conhecimento sociológico” (2020).

Author

Simone Magalhães Brito

é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É PhD em Sociologia pela Lancaster University (2007) e tem mestrado (2002) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduação em ciências sociais pela UFPE (2000). Tem interesse nas áreas de teoria crítica, sociologia da moral, sociologia da educação e ensino de sociologia. É autora de “A esperança tardia: Desencantamento da arte e persistência da utopia na teoria crítica contemporânea” (2016).