_Cartunista Alberto Benett lança livro de tiras do personagem Amok, dia 21 de agosto, em Curitiba
Benett tem o receio de ser um artista reconhecido por um único personagem. Mas pode ser inevitável. Amok, que sofre com a felicidade alheia e prefere brincar de ‘cemiterinho’ ao invés de casinha, sempre pode dispor de sua serra elétrica caso o autor insista em outro personagem tão carismático quanto ele.
O livro “Amok – cabeça, tronco e membros” traz para o leitor reflexões sobre a vida, a morte, a família, o amor e a felicidade. Já para a sociedade do individualismo, do imediatismo e da cultura de massas, Amok destila seu ódio do mundo. Para os amiguinhos reserva brincadeiras mórbidas e sua forma peculiar de demonstrar amor. No entanto, entre serras elétricas, facas e fogueiras é impossível não rir do seu sarcasmo. Como Fernando Gonsales escreve no prefácio, “o traço gentil e o texto elegante de Benett transformam qualquer psicopata em algo suave”.
O Amok é caso de polícia, mas Benett garante que não é autobiográfico: “algumas características dele são, sim, autobiográficas e outras nem tanto. Por exemplo, assim como o Amok, eu adoro molho pesto. Mas ao contrário dele, nunca tive vontade de comer cérebros”, conta no texto de apresentação do livro.
As tirinhas são produzidas desde 2007, mas a maioria foi desenhada exclusivamente para o livro. Algumas já foram vistas no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, onde ele publica diariamente. Além disso, Benett é também cartunista da Folha de S.Paulo e já publicou o livro “Benett apavora!”, pela Juruá Editora (2007).
Cristovão Tezza, que assina a quarta capa da obra, apresenta Benett como “um artista raro que não tem medo de seus temas, como se comprova nas tiras exemplares de Amok. Abrem-se grandes e densas perguntas – Deus, a morte, a solidão, o terror – que ele, desconcertante, põe a nu em três linhas e duas palavras. É um adulto que reaprende a infância sem o manto da censura”.
“Amok – Cabeça, tronco e membros”, com tiragem de 2 mil exemplares será lançado no dia 21 de agosto, em Curitiba, com o apoio da Itiban Comic Shop. Na ocasião, além dos autógrafos, será possível participar de um bate-papo com o autor, mediado pelo jornalista Yuri Alhanti.
_LANÇAMENTO E BATE-PAPO COM O AUTOR:
21 de agosto de 2013 – 19h
Itiban Comic Shop
Av. Silva Jardim, 845
Rebouças, Curitiba-PR
_INFORMAÇÕES:
Formato:
92 páginas, 21x21cm
Preço de capa:
R$ 30,00