A polarização no divã

R$72,00

Eduardo Sincofsky
Coordenação editorial: Vitor Castro
Edição: Marilia Pereira
Revisão: Ana Moura
Capa: Taly Sincofsky Valdman
Projeto gráfico: Patrícia Oliveira
160 páginas
Dimensões: 14x21cm
ISBN: 978-65-6128-194-2

Eduardo Sincofsky Eduardo Sincofsky é argentino e reside no Brasil desde 2002. Psicólogo com mais de 30 anos de experiência em pesquisa qualitativa política, jornalista e tem mestrado em Análise da Opinião Pública (UNGSM). Desde o início de 2025, dirige o projeto Plaza Publica, um barômetro qualitativo que mede a Opinião Pública do Brasil. Foi professor no Curso de Pós-Graduação de Comunicação Política no IUPERJ, professor convidado na Pós-Graduação de Opinião Pública na FLACSO (ARG), e professor convidado no Curso de Pós-Graduação em Pesquisa de Mercado na ECA-USP. Escreve colunas sobre política e comunicação afetiva em O Globo e La Nación. Foi palestrante em congressos sobre inovação e pesquisa, como ABEP Brasil, IIeX-Miami e IIeX-Buenos Aires e trabalhou em empresas de pesquisa de mercado como Ipsos, Nielsen e Synovate.

 

+
Descrição

Detalhes do Produto

[ PRÉ-VENDA :: ENVIOS A PARTIR DE 07/09 ]

Conheça “A polarização no divã”, de Eduardo Sincofsky, um livro que mergulha nas emoções, contradições e comportamentos que estão por trás da polarização política brasileira. A obra parte de uma pergunta central: como as pessoas estão vivendo emocionalmente um cenário de conflitos políticos que, há anos, atravessa as relações familiares, profissionais, sociais e digitais?

Ao longo de dois anos, o projeto Plaza Publica reuniu eleitores para conversas de longa duração sobre política, cotidiano, expectativas e sentimentos. A investigação combinou pesquisas qualitativas e quantitativas, buscando compreender não apenas o que os brasileiros pensam, mas também como sentem, processam e expressam suas posições diante do ambiente político. As pesquisas quantitativas realizadas em dezembro de 2025 e abril de 2026 reuniram, ao todo, 3.019 respondentes.

Com linguagem acessível e uma abordagem que aproxima política, psicologia, pesquisa de opinião e sociologia das emoções, Eduardo Sincofsky propõe olhar para além da conhecida divisão entre lulistas e bolsonaristas. O “divã” funciona como metáfora e instrumento para compreender aquilo que está por trás das opiniões declaradas: angústias, medos, esperanças, frustrações, desejos e mecanismos de defesa.

Mais do que explicar quem está de cada lado, “A polarização no divã” procura entender como os brasileiros habitam a polarização e quais caminhos podem existir para lidar com ela. Ao revelar uma sociedade cansada do conflito, mas ainda profundamente atravessada por ele, o livro oferece uma leitura original sobre o Brasil contemporâneo e sobre os desafios de atravessar as eleições de 2026 sem aprofundar ainda mais as fraturas existentes.