A publicação Comunicação e Juventudes em Movimento: Novas tecnologias, territórios e desigualdades faz parte da pesquisa “Jovens Pobres e o Uso das NTICs na criação de novas esferas públicas democráticas”, coordenada pelo Ibase e financiada pelo Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC/Canadá). A pesquisa revela que jovens de camadas populares ampliaram suas vozes com a internet, por meio de redes sociais, sites e blogs.
A pesquisa realizou três estudos de caso. O primeiro, sobre o uso das novas tecnologias entre jovens que trabalham com cultura em municípios da Baixada Fluminense. O segundo tratava do uso das novas tecnologias entre mulheres jovens envolvidas em movimentos sociais, como o da Marcha das Vadias do Rio de Janeiro. E, por último, de que forma jovens moradores de favelas do Rio vêm fazendo uso dessas tecnologias para tornar visível sua identidade, denunciando problemas sociais e reivindicando melhores condições de vida.
A mórula foi responsável pelo projeto gráfico da publicação e dos relatórios da pesquisa. A ilustração do material foi feita por Isabella Amaral.