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COLEÇÃO DIABO NA AULA | VOLUME 1

Sara Síntique recupera uma imagem de Furio Jesi: a ciência daquilo que não existe. Furio anota esse apontamento quando imagina o mito se desequilibrando entre história e fato milagroso: uma ciência do mito, uma não-utopia e as profecias entre ciência, poesia e natureza. Agora, nesse “tempo de retinas tão fatigadas”, quando a ideia de mito se expande ao vazio, retomar o esquecido como sentido de força e devolvê-lo ao presente é uma tarefa emergencialmente política. E Sara, neste livro, convoca esse movimento, ou jogo, numa esperança entre corpos livres e nus e deslocamentos insensatos numa anônima e cifrada rarefação do desejo.

O que se pode ler aqui, diferente do que aparece em seus livros anteriores – mesmo que o corpo se revolva outra vez, em sua dimensão de água ou nulidade –, é um longo poema de respiração fragmentada, pequenas pausas de suspensão e quase uma história perdida de amor em torno de M, letra secreta, inventada, um mar, um plural, o mundo. O poema percorre a cidade de Fortaleza através de “um rastro de corpos”; é a Fortaleza das canções de Ednardo ou de Belchior e da pintura de Antonio Bandeira, Cidade queimada de sol, que se reconfigura sem mapa e como um desperdício vulnerável “para quando perder a memória”.

O que parece simples, e é, muito, neste livro de Sara [que começa essa boniteza de coleção: “diabo na aula”], é, ao mesmo tempo, o desenho de uma erudição singular e diferida que está deliberadamente vinculada ao espaço primitivo de nossa ideia de existência: o corpo, esta fome extrema. E tudo nesse livro-poema é risco, álea, ou seja, “amar sem saber”.

Júlia Studart

DIABO NA AULA, POESIA

Mais detalhes

Dados técnicos

Brochura
Organização da coleção: Carlos Augusto Lima
e Manoel Ricardo de Lima
Projeto gráfico: Patrícia Oliveira
Páginas: 48
Dimensões: 130 x 185 x4mm
ISBN: 978-65-81315-35-1

Sobre o autor

Author

Sara Síntique

é produtora cultural, atriz, revisora. Autora dos livros ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos (Ellenismos, 2019) e Corpo Nulo (Substânsia, 2015). Integra as antologias O olho de Lilith (Selo Ferina, org. Mika Andrade), Cult — Antologia Poética n.2 (Revista CULT, org. Tarso de Melo), Uma pausa na luta (Mórula, org. Manoel Ricardo de Lima), Fissura (Nadifúndio, org. Bianca Ziegler e Raisa Christina), 69 poemas e outros ensaios (Oficina Raquel). Mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Letras Português-Francês (UFC) e atriz/pesquisadora no grupo Terceiro Corpo.