COLEÇÃO DIABO NA AULA | VOLUME 1
Sara Síntique recupera uma imagem de Furio Jesi: a ciência daquilo que não existe. Furio anota esse apontamento quando imagina o mito se desequilibrando entre história e fato milagroso: uma ciência do mito, uma não-utopia e as profecias entre ciência, poesia e natureza. Agora, nesse “tempo de retinas tão fatigadas”, quando a ideia de mito se expande ao vazio, retomar o esquecido como sentido de força e devolvê-lo ao presente é uma tarefa emergencialmente política. E Sara, neste livro, convoca esse movimento, ou jogo, numa esperança entre corpos livres e nus e deslocamentos insensatos numa anônima e cifrada rarefação do desejo.
O que se pode ler aqui, diferente do que aparece em seus livros anteriores – mesmo que o corpo se revolva outra vez, em sua dimensão de água ou nulidade –, é um longo poema de respiração fragmentada, pequenas pausas de suspensão e quase uma história perdida de amor em torno de M, letra secreta, inventada, um mar, um plural, o mundo. O poema percorre a cidade de Fortaleza através de “um rastro de corpos”; é a Fortaleza das canções de Ednardo ou de Belchior e da pintura de Antonio Bandeira, Cidade queimada de sol, que se reconfigura sem mapa e como um desperdício vulnerável “para quando perder a memória”.
O que parece simples, e é, muito, neste livro de Sara [que começa essa boniteza de coleção: “diabo na aula”], é, ao mesmo tempo, o desenho de uma erudição singular e diferida que está deliberadamente vinculada ao espaço primitivo de nossa ideia de existência: o corpo, esta fome extrema. E tudo nesse livro-poema é risco, álea, ou seja, “amar sem saber”.
Júlia Studart
DIABO NA AULA, POESIA