Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Ver seu carrinho de compras

Pedrinhas miudinhas – ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros

_Novo livro de Luiz Antonio Simas reúne ensaios sobre cultura, história e a herança sacro-africana

 

Luiz Antonio Simas é carioca, embora filho de pai catarinense e mãe pernambucana. O historiador, que foi criado em Nova Iguaçu, apresenta suas origens logo no começo do seu novo livro. Elas dão o tom dos 41 textos reunidos em Pedrinhas miudinhas – ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros que será lançado no próximo dia 28, na livraria Folha Seca. Afinal, como destaca o autor, “os olhos brasileiros são os únicos que tenho para mirar os dias”.

Alguns ensaios são inéditos, mas o volume contém textos publicados por Simas no jornal O Globo e também em seu blog. O fio condutor da obra está naqueles que o autor identifica como espaços fundamentais para sua formação: a rua, terreiros, botequins e rodas de samba. Os temas dos ensaios passam por esses locais e por diversas questões da cultura brasileira. Já no início do livro, o historiador identifica que o que lhe interessa são foliões anônimos, bêbados líricos, jogadores de futebol de várzea, retirantes, feirantes, devotos, pretos velhos, violeiros etc.

Como enfatiza Nei Lopes no prefácio da obra, o livro oferece ao leitor o “encantamento de ver se entrecruzarem caminhos, avatares, qualidades e quantidades tão aparentemente distintos e distantes quanto Elegbara, o ‘dono do corpo’ e Luiz Gonzaga, o ‘rei do baião’; Juscelino Kubitschek, o ‘presidente bossa-nova’ e Massinokou Alapong, mãe fânti-axânti do Maranhão; o partideiro Aniceto do Império Serrano e a cabocla Mariana, ‘princesa da Turquia’; Seu Sete da Lira, exu músico da umbanda e Charles Darwin, pai do evolucionismo; Noel Rosa, o ‘poeta da Vila’ e Jesuíno Brilhante, ‘gentil-homem do cangaço’; Círio de Nazaré e São Cristóvão Futebol e Regatas”.

Além do prefácio de Nei Lopes, Pedrinhas miudinhas conta com orelha do jornalista Álvaro da Costa e Silva, para quem o livro é “uma aula inesquecível”, e com ilustração na capa de Andre Dahmer. O lançamento não podia ser em outro lugar que não na rua do Ouvidor, onde não faltará samba, batuque e festa.

 

_LANÇAMENTO:


28 de setembro de 2013 – 14h

Livraria Folha Seca
Rua do Ouvidor, 37
Rio de Janeiro – RJ

 

_Informações:


Formato:

132 páginas, 14,8x21cm

Preço de capa:
R$ 38,00

Olá, cadastre seu email e receba descontos e novidades.

 

* obrigatório