Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Ver seu carrinho de compras

Blog

Que tal assistir a uma aula do Simas na Casa Porto?

A Mórula está com uma nova promoção em fevereiro: na compra de qualquer livro de Luiz Antonio Simas, você concorre à aula “Dos apaches e onças pintadas na Guanabara ao dilema da domesticação pelo consumo”, dia 15/02, na Casa Porto.

promo-simas-SITE
Pedrinhas Miudinhas, O Meu Lugar e Pra tudo começar na quinta-feira são os livros de Simas

 

Sobre a aula do Simas

A aula faz parte da série Canjiras de Momo, que pretende apresentar o Carnaval não apenas como um fuzuê determinado pelo calendário, mas como uma festa onde as relações tensas e intensas entre as diferentes camadas sociais disputam espaços e criam formas de vida. A reflexão será fundamentada na ideia do Carnaval como canjira. A Canjira é um conjunto de danças rituais, realizadas em um grande círculo, nos terreiros angolo-congoleses e nas casas de umbanda e encantaria. A expressão é derivada do umbundo tjila – “dançar”.

A cidade, no Carnaval, vira canjira: um território-terreiro tenso e intenso de falanges diferentes, feito de afeições e confrontos entre batuques, jogos do corpo, beijos, furtos, comidas e cantos. Morte e vida cariocas.

Entrudos, corsos, batalhas de confetes e flores, festa da Penha, rodas de capoeira, blocos de arenga, rodas de pernada, ranchos, cordões, grandes sociedades, bailes de mascarados, escolas de samba, onças do Catumbi e caciques de Ramos dão pistas para se entender como as tensões sociais – disfarçadas ou exacerbadas em festas – bordam as histórias da cidade-terreiro carioca.

Para mais informações sobre a série de aulas “Canjira”, acesse o link disponibilizado pela Casa Porto.

 

 

 

Categoria:

Deixe uma resposta